terça-feira, 29 de outubro de 2013

Turismo Histórico!

Na região fluminense, existem 220 fazendas remanescentes do período do café, mas apenas 30 estão abertas à visitação e somente algumas se tornaram hotéis fazendas e criaram pacotes convidativos para os apaixonados por turismo histórico. Valença, Rio das Flores, Vassouras e Barra do Piraí são os principais municípios no Vale do Paraíba Fluminense que concentram o maior número de atrativos turísticos.





Fonte: http://vamosviajarsempre.blogspot.com.br/

Conheça os segredos da flor de carne no cemitério de Vassouras!

O Cemitério é bem centralizado, rodeado de muro alto, sua entrada é através de uma grande portão de ferro ladeado por pilares em cantaria.

Dentre os vários jazigos e túmulos, pode-se admirar os belos exemplares de construção tumular da famílias dos Barões do Café. Dentre os túmulos, destaca-se também o do Monsenhor Rios, onde a tradição oral conta que, na época do seu sepultamento, nasceu uma flor vermelha que se tocada exala um mau odor e só floresce no período de finados, chamada de "flor de carne", tornando-se assim um fenômeno anual.

Ficou curioso para ver???? Venha para Vassouras e confira de pertinho nesse dia 02 de Novembro!









Fonte: www.visitevassouras.com.br/
Foto: amovassouras

Fazenda Arvoredo, Antiga Fazenda Santa Maria!

Em 1818, o Príncipe Regente D. João doou a José Luiz Gomes, Barão de Mambucaba, extensas terras com o objetivo de nelas plantar café, atividade economicamente promissora, dando origem a Fazenda Santa Maria.

Em 1836, Honório Hermeto Carneiro Leão, homem de grande força política, assume a fazenda. Seu filho, Nicolau Neto Carneiro Leão, herda a propriedade e recebe o título de Barão de Santa Maria. 

Por se tratar de pessoa de hábitos requintados, demole a antiga sede e manda construir outra maior e mais luxuosa, concluída em 1858. Seus descendentes atravessam o século e em 1903 é adquirida pelo Conde João Leopoldo Modesto Leal. A região se transforma, a pecuária se firma e o ciclo do gado se torna realidade. Em 1982 é recebida como herança pelos irmãos Ana Heloísa e Augusto Pascoli, que a transformam em Hotel Fazenda Arvoredo em 1991, iniciando assim um novo ciclo, o Turismo.



Fontes (texto e foto): www.hotelarvoredo.com.br